A Account-Based Ticketing (ABT) simplifica o pagamento nos transportes públicos: o cliente só precisa de validar a entrada e a saída da viagem.
O sistema calcula automaticamente a tarifa mais barata, seja para viagens pontuais, diárias ou regulares.
Com a ABT, os clientes não têm de se preocupar com zonas ou escolher o bilhete certo, pagam sempre o valor justo. Isso reduz barreiras, especialmente para utilizadores ocasionais, tornando os transportes públicos mais atrativos e gerando novas receitas.
Os passes também ficam mais económicos. Quem tem assinatura pode usar cartões simples, eliminando os cartões com chip. Os bilhetes de viagem ficam associados à conta e podem ser suspensos ou reativados a qualquer momento.
O sistema de back-end regista todas as viagens e trata da faturação. Tudo é transparente, tanto para o cliente como para o operador. Mesmo que o cartão se perca, o bilhete mantém-se ativo, porque está ligado à conta, e não ao cartão físico.
Se o cartão de identificação for perdido, o bilhete mantém-se válido, uma vez que está associado à conta do cliente e não ao cartão físico.
Têm perguntas sobre a ABT, querem conhecer casos práticos ou perceber melhor o fluxo de trabalho? Entrem em contacto connosco! Oferecemos aconselhamento especializado adaptado às vossas necessidades específicas.
Rápido e fácil: forma como o bilhete de viagem é verificado
A automatização dos processos de preços, faturação e avaliação reduz os encargos operacionais, melhora a experiência do cliente e fornece dados valiosos para uma gestão mais eficiente da rede de transportes.
Na Account-Based Ticketing (ABT), o bilhete de viagem está ligado a uma conta de cliente, não a um bilhete físico ou cartão. O passageiro identifica-se, por exemplo, com um cartão ou app, e o pagamento é feito através da conta associada.
A EMV-Based Ticketing é uma alternativa mais simples, usando opções de pagamento sem contacto. Ao utilizar o método de circuito aberto, os clientes podem pagar diretamente na app, sem necessidade de criar conta no operador. Este método segue o modelo Open Loop.
No ID-Based Ticketing, o meio de identificação (como um cartão ou app) pode também funcionar como meio de pagamento, seja em circuito aberto (Open Loop) ou fechado (Closed Loop), com o cartão do operador.
Estas soluções complementam a ABT, oferecendo formas de pagamento e validação mais práticas e flexíveis.
A Account-Based Ticketing exige uma integração avançada de hardware e software para permitir a emissão e validação de bilhetes em tempo real. Os validadores a bordo dos veículos lêem a identificação do passageiro e comunicam com o sistema de back-end, que emite o bilhete e processa o pagamento automaticamente.
Com a solução personalizada da INIT e da HanseCom, uma empresa do Grupo INIT, os operadores de transportes públicos beneficiam de um vasto know-how e experiência comprovada em sistemas de bilhética baseados em contas. Os validadores da INIT e o sistema de vendas em retaguarda da HanseCom já demonstraram a sua eficácia em diversos projetos a nível mundial.
Beneficie de processos perfeitamente integrados, maior satisfação dos passageiros e aumento das receitas.
As soluções de ABT da INIT e da HanseCom que são utilizadas com sucesso em grandes cidades inspiram tanto clientes como operadores de transportes públicos.
Nottingham City Transport (NCT) – Nottingham, Inglaterra
O Grupo INIT oferece bilhética sem contacto aos passageiros em Nottingham, incluindo uma garantia dos preços mais baixos para autocarros e elétricos.
Metropolitan Atlanta Rapid Transit Authority (MARTA) – Atlanta, EUA
Os passageiros da região da Grande Atlanta podem pagar facilmente os seus bilhetes de transportes públicos através de cartão de débito ou de crédito ou da app para telemóvel “Tap & Go”.
Tri-County Metropolitan Transportation District of Oregon (TriMet) – Portland, EUA
Em colaboração com o Grupo INIT, a região metropolitana de Portland-Vancouver introduziu o Hop Fastpass com pagamento sem contacto.
National Express West Midlands (NXWM) – Birmingham, Inglaterra
Em Birmingham, os passageiros podem validar a entrada e pagar com telemóvel ou cartão bancário em 1.600 autocarros.
Rhode Island Public Transit Authority (RIPTA) – Rhode Island, EUA
A RIPTA criou uma zona de BBC para viagens gratuitas através de delimitação geográfica.
Föli – Turku, Finlândia
Uma solução de Account-Based Ticketing do Grupo INIT permite pagamentos sem contacto para viagens na rede de transporte da Föli.